PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE - O Livro
Por Clarissa H. Rocha
Conhecer o Parque Nacional de Ilha Grande é estar imerso no real significado de natureza: seus 78 mil hectares preservados evidenciam, apenas ao navegar por entre as ilhas que o formam, a importância desta unidade de conservação ao longo do último trecho do rio Paraná que se encontra, hoje, da mesma maneira como nasceu.
As mais de 200 ilhas convivem em perfeita harmonia com o rio, que entrelaça suas margens pelas terras que são abrigo para mais de 80 espécies ameaçadas de extinção. O arquipélago de Ilha Grande é, hoje, exclusivo para a fauna e a flora, habitantes naturais da região que, sob o título de Parque Nacional, visa recuperar e preservar as riquezas naturais do chamado “pantanal paranaense”.
O início da história remete à construção da maior hidrelétrica do mundo e o então desaparecimento do Parque Nacional de Sete Quedas, na década de 1980, e tem seu ápice com o projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Grande – que mais tarde ficaria apenas no papel. A situação das terras à beira do trecho do rio Paraná em que hoje se encontra o PNIG estava em estado de degradação, e precisava de uma proteção ambiental significativa para que suas riquezas não corressem o risco de desaparecer, sob as ameaças do contexto históri... Texto na Integra