17/07/23 - Dia da Proteção ás Florestas

 

As florestas estão ameaçadas. Todos os dias o homem destrói uma parte desse ecossistema em nome do progresso. Áreas são queimadas para dar lugar a pastos e a agricultura. Árvores são derrubadas por madeireiras clandestinas, espécies da fauna e flora correm o risco de desaparecer devido ao desmatamento e a utilização desenfreada dos recursos naturais. O Dia de Proteção às Florestas foi criado para conscientizar a população da importância de manter a floresta em pé. A floresta preservada vale muito mais que uma área degradada, pois é fonte de pesquisas para inúmeras áreas (como a farmacêutica e a industria de cosméticos), equilibra a cadeia alimentar, ajuda na manutenção da temperatura, no ciclo da chuva, além de proteger as nascentes e bacias hidrográficas.

Eis algumas dicas de como você pode fazer a sua parte, ajudando as nossas florestas:


* Não jogue pontas de cigarro acesas na mata.
* Evite fazer fogueiras, principalmente num dia de muito vento. Uma fogueira pode dar início a um grande incêndio.
* Não solte balões ou fogos de artifício na mata. Rojões e bombinhas tem um grande poder calórico, e muitas vezes, após o estouro, ainda permanecem com fogo e brasas, o que pode iniciar um foco de incêndio se caírem em terreno propício.
* Procure comprar objetos de madeira extraída de áreas em reflorestamento. Certifique-se que o fornecedor é amigo do ambiente.
* Evite comprar objetos de madeira extraída de árvores ameaçadas de extinção, como a castanheira, o pinheiro-do-Pará e o pau-brasil.
* Controle o seu consumo de papel.
* Use sempre os dois lados da folha de papel, antes de jogá-la fora
* Dê preferência à compra de papel reciclado.
* Recicle seu papel.
* Explique aos seus amigos e conhecidos a fundamental importância de nossas florestas para o planeta.
 

JULHO/ 2022
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por