O Ibama apreendeu mais de 80 quilos de pescados durante as fiscalizações da Piracema, conhecida como o período de reprodução dos peixes, quando eles sobem à superfície dos rios até suas nascentes para desovar.De acordo com o analista ambiental Romulo Pedrosa, até o momento, também foram apreendidos uma canoa e 500 metros de rede nos rios Poti e Parnaíba. A Piracema começou em novembro do ano passado e segue até o dia 16 de março.
O analista ambiental justificou a suspensão informando que somente assim, toda a sociedade pode usufruir dos bens naturais.Quem for pego em flagrante pode pagar multa de R$ 700 a R$ 100 mil.
Para incentivar a preservação, o Ibama tem feito campanhas de conscientização.”Nestas ações explicamos aos pescadores o que é a piracema e porque o período do defeso é importante. É um trabalho educativo e que tem apresentado resultados positivos”, contou Romulo Pedrosa.
Muitos pescadores estão desrespeitando a Piracema e por conta disso, o presidente do Sindicato da pesca, Francisco José de Aquino, ressaltou que a proibição acontece para que o pescado aumente.“Se nós matamos a matriz todos os anos.Vamos acabar com as espécies e isso prejudicará ainda mais os pescadores”, afirmou Francisco José.
Fonte: G1
CAMINHADA NA NATUREZA - CIRCUITO LAGOA XAMBRÊ
CORIPA RECEBE SERVIDORAS DE ALTÔNIA
CORIPA e ICMBio NGI - Rio Paraná discutem atividades de educação ambiental
Rio+Limpo em Alto Paraíso
Nova Olímpia - 65 anos
Parabéns Nova Olímpia!
65 anos de vitórias e conquistas
Maria Helena - 65 anos
Parabéns Maria Helena, são 65 anos de história e contribuição