Campanha chama a atenção para atropelamento de animais no Parque da Tijuca

Para tentar reduzir o número de mortes de animais por atropelamento no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, uma das maiores florestas urbanas do mundo, foi lançada no domingo (22) no local a campanha “Dê Passagem para a Vida”. A equipe do parque, voluntários e parceiros distribuíram material educativo e faixas com frases relacionadas ao tema.

Pesquisa feita pela Universidade Veiga de Almeida revelou que, em um ano, mais de 30 animais foram atropelados dentro da unidade de conservação. O analista ambiental e coordenador do Programa Voluntariado do Parque, João Felipe Martins, destacou que mais de 400 milhões de animais silvestres morrem atropelados, por ano, nas rodovias do país, o equivalente a mais de 15 animais por segundo.

“Essa campanha é para sensibilizar os motoristas que trafegam pelas estradas do parque, para que respeitem os limites de velocidade do parque, que varia de 30 quilômetros/hora [Km/h] a 40 Km/h”, explicou ele, que apontou que serpentes e anfíbios são as maiores vítimas de atropelamento. “Ao avistar os animais atravessando é preciso que [os motoristas] tenham calma e esperem eles passarem”.

No caso de atropelamento, a orientação dentro do Parque Nacional da Tijuca é que o motorista informe sobre o acidente em uma das guaritas para que seja feito o resgate do animal.

 

Fonte: Agência Brasil

Parque Nacional de Ilha Grande completa 28 anos
Dia de celebrar mais um ano desse paraíso entre águas cristalinas, florestas exuberantes e uma biodiversidade única!
Educação Ambiental e Gestão de Resíduos
17/09- Um passo importante para o futuro sustentável dos nossos municípios!
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por