O governador da Califórnia, Jerry Brown, agindo em face de uma seca devastadora que já dura vários anos, ordenou as primeiras restrições obrigatórias de água para o estado nesta quarta-feira (1º), ordenando que as cidades e comunidades reduzam seu consumo em 25%.
Brown, que fez o anúncio em um resort de ski nas montanhas de Sierra Nevada, disse que a medida, que foi tomada em um momento em que a Califórnia registra seus menores níveis de neve acumulada, levaria à economia de 1,8 trilhão de litros de água nos próximos 9 meses.
“Estamos na terra seca enquanto nós deveríamos estar pisando em 1,5 metro de neve”, disse o democrata Brown. “Isto é racionamento. Nós apenas o estamos fazendo através dos diferentes distritos de água.”
O governador disse que também vai ordenar que 4,6 milhões de metros quadrados de gramado em todo o estado sejam substituídos por piso tolerante à seca, além da criação de um programa de descontos aos consumidores que substituam aparelhos antigos por outros novos, mais eficientes em termos de uso de água.
Brown assinou, na semana passada, uma legislação de emergência que acelera o direcionamento de mais de US$ 1 bilhão para medidas de combate à seca e infraestrutura de água.
Na Califórnia, a seca continua apesar das tempestades que trouxeram algum alívio em dezembro e fevereiro. As chuvas ajudaram a encher alguns dos reservatórios do estado, mas a maioria deles ainda tem menos água do que as médias históricas.
Fonte: G1