Cerca de 40 índios da tribo Kaigang, do Rio Grande do Sul, protestaram em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (25). Por volta das 16h, o grupo fechou o Eixo Monumental no sentido rodoviária, reivindicando que a presidente Dilma Rousseff homologasse a demarcação de terras indígenas. Não houve confronto com a Polícia Militar. A via foi liberada cerca de 50 minutos depois.
A PM bloqueou a via na entrada pela L4 Norte até o início da Esplanada dos Ministérios assim que o grupo invadiu a pista. Apesar do fechamento, não houve congestionamento no trânsito, mas os motoristas tiveram de seguir pela S2.
Às 16h48, os índios receberam representantes do governo, que agendaram uma reunião entre os manifestantes e o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para a tarde desta terça-feira (26). Em seguida, os manifestantes se retiraram da via e se dirigiram até a frente do Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes.
Os manifestantes afirmam querer que a presidente retome a homologação das terras indígenas e que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assine as portarias de demarcação. Eles reivindicam a continuidade da atuação de grupos de trabalhos para a identificação e delimitação das terras e a efetivação do atual presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Flávio Chiarelli.
Fonte: G1