No AC, árvore que dá dois frutos chama a atenção de moradores

No terreno de uma oficina mecânica, no bairro Bosque, em Rio Branco, uma árvore chama a atenção de quem passa. Quem vê a árvore é capaz de afirmar que ela dá dois tipos diferentes de fruta: carambola e abiu. O “fenômeno” fez com que os funcionários do local batizassem a árvore de “carabiu”.

O dono da oficina, Agenor Vieira, conta que quando chegou ao local, há um ano, a árvore já estava plantada. Segundo ele, não tem como não ficar admirado com a árvore “dois em um”.

“As pessoas quando vêm até a oficina, ficam me perguntando porque uma árvore só tem carambola e abiu e eu tento explicar que não fui eu que plantei, mas que pela formação foram plantadas duas árvores no mesmo local e elas se juntaram”, afirma.

O mecânico diz ainda que tanto os funcionários da oficina como os vizinhos e clientes pedem para colher os frutos. “A gente sempre colhe para consumir aqui na oficina. Mas, é preciso ter cuidado, porque o caule dela não parece ser tão resistente, então preferimos não subir na árvore. As pessoas preferem pegar o abiu, acho que por ser mais difícil de encontrar, mas a carambola daqui é uma delícia’, garante.

A reportagem do G1 foi em busca de um especialista para desvendar o mistério. Segundo o pesquisador da Embrapa, que atua na área de sistema de produção de fruteiras, Romeu de Carvalho Neto, a explicação do dono da oficina está correta. O que parece ser apenas uma árvore, na verdade são duas que cresceram juntas e dão a falsa ideia de unidade.

“São duas plantas diferentes, a mais alta é o abieiro, da família Sapotaceae, que chega até 24 metros, e é nativa da Amazônia e a mais baixa é a caramboleira, da família Oxalidaceae, que chega no máximo a 6 metros e é uma árvore nativa da Índia. Acontece que as duas foram plantadas no mesmo período, e à medida que os caules foram engrossando, um encostou no outro, dando a falsa ideia de que seria uma única árvore”, explica Neto, que afirma ainda que as árvores já possuem mais de 15 anos.

O pesquisador sugere ainda que o plantio pode ter sido feito de forma voluntária. “A pessoa plantou as duas juntas, talvez por pensar que seriam a mesma planta e à medida que elas foram crescendo, alongaram o caule e se juntaram. É um caso incomum, mas do ponto de vista ornamental e agronômico é interessante, porque você tem duas árvores diferentes embelezando o local e oferecendo vitaminas”, diz.

 

Fonte: G1

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por