Neste final de semana, estudantes, voluntários e demais membros do Consórcio Intermunicipal para Preservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de influência – CORIPA, estiveram simultaneamente por três dias nas cidades de São Jorge do Patrocínio, Icaraíma e Alto Paraíso, para orientar os pescadores que se dirigiam para os rios por ocasião da abertura oficial da pesca na última sexta, 01 de março.
A mobilização consistiu, além da conscientização quanto aos cuidados com o descarte de lixo nos rios e matas, também informava sobre as resoluções dos órgãos ambientais quanto aos tamanhos e medidas liberadas para pescados, além dos espécimes de peixes que ainda continuarão com suas pescas proibidas, como o dourado.
A ação contou com a participação, além do CORIPA, também de representantes de secretarias municipais de Meio Ambiente dos três municípios, órgãos de fiscalização como o IAP – Instituto Ambiental do Paraná, Polícia Ambiental ICMBio/Parque Nacional de Ilha Grande, colégios, escolas e outras entidades. “Ficamos bastante satisfeitos com esta mobilização, já que para muitos pescadores, as novas normas ainda não estavam bem claras. Esperamos ter esclarecido quanto aos pontos principais e que eles obedeçam estas determinações, praticando uma pesca sadia e desfrutando das belezas naturais do arquipélago do Parque Nacional de Ilha Grande”, declarou o secretário executivo do CORIPA, Erick Xavier.
A pesca foi interrompida no dia 01 de novembro de 2012 e se estendeu até o último dia de fevereiro deste ano, durante o período da piracema, quando os peixes estão na fase de reprodução. Nesta época, a pesca é proibida para que os peixes fiquem protegidos nas áreas onde se concentram para a sua reprodução.