Entre os dias 17 a 19 de outubro foi realizado, em Foz do Iguaçu/PR, o III Seminário do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e I Seminário do Corredor de Biodiversidade das Araucárias, organizado pelo Mater Natura com o patrocínio do BNDES.
A palestra de abertura foi realizada pelo CORIPA, uma das instituições integrantes da Rede Gestora do Rio Paraná. A analista ambiental do Consórcio, Dra. Letícia Nunes Araujo, ministrou a palestra destacando a importância da conectividade entre a paisagem e da restauração ecológica aliada ao desenvolvimento sustentável dos municípios.
Entre os assuntos discutidos no seminário, além da conectividade da paisagem e da restauração ecológica, estão as iniciativas de gênero, sistemas agroflorestais, monitoramento e financiamento para restauração e a Rede Trinacional para restauração da Mata Atlântica.
Segundo o coordenador do projeto, Marcelo Limont, cerca de cem pessoas participaram do evento o qual, além de envolver os estados do território dos corredores no Brasil, também contou com a participação de representantes da Argentina e do Paraguai que atuam no âmbito do Estado, da Sociedade Civil Organizada, da iniciativa privada e da pesquisa.
Como parte do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das áreas que estão sendo restauradas dentro do projeto Corredores de Biodiversidade e que está localizada no Parque Nacional do Iguaçu. Na ocasião, mudas de espécies nativas foram plantadas na área.
O CORIPA também plantou a sua, um palmito-juçara (Euterpe edulis), árvore nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção.
Fotos: Juliana Vitulskis (Mater Natura)
@maternatura @leticia.bio #unidoscuidamos @icmbio #restauracaoecologica @bnds @wwfbrasil #conectividade #ecologiadepaisagem