A história da ativista ambiental Julia Butterfly Hill


Na década de 90, a ativista ambiental Julia Butterfly Hill passou 738 dias em cima de uma árvore, sem tocar com os pés no chão. O motivo? Ela não queria que cortassem uma árvore milenar sequoia de 60 metros de altura, que foi batizada de "Luna". Apesar de ser antiga, a história inspirou outros ativistas espalhados pelo mundo. Atualmente, Julia possui um site para falar sobre o meio ambiente e lançou livros como o Becoming e o The Legacy of Luna - o segundo conta toda essa história em detalhes.
O protesto da ativista foi realizado no bosque da cidade de Stanford, na Califórnia (Estados Unidos), quando tinha 23 anos, em 1997. Uma madeireira local tinha uma lista de árvores a serem derrubadas e Luna era uma delas. Foi quando Julia resolveu se arriscar e só pisou no chão novamente quando a empresa assinou um documento legal oficial de que nenhuma das árvores da redondeza seria cortada.
E para quem se pergunta como ela conseguiu sobreviver, lá vai a resposta: Julia tinha pouco mais do que um fogareiro, uma bolsa hermética para fazer suas necessidades e uma esponja, com a qual se lavava com a água da chuva e comia com a ajuda de uma pequena equipe. Ela presenciou invernos, tempestades e o desmatamento de uma parte do bosque que, segundo ela, durante seis dias sofreu com a fumaça que tomou conta de seus olhos e garganta.Apesar da madeireira ter montado uma guarda para impedir que ela recebesse comida, Julia alarmou toda a região através de seu celular, que era carregado com pequenos painéis solares. Com isso, ela dava entrevistas para chamar a atenção de toda a comunidade e, ao mesmo tempo, fazia negociações com a empresa. Em 1999, ela abandonou a altura de 50 metros, uma plataforma de cerca de três metros quadrados e uma lona impermeável que a protegia da chuva devido a desistência da empresa em cortar a árvore. "Todos temos mais poder do que imaginamos", destaca Julia em seu site.

Fonte:Ecodesenvolvimento.com

 

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por