Estudantes observam animais do Pantanal a bordo de chalana em MT

Estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, navegam pelo Rio Paraguai para conhecer de perto os animais do Pantanal mato-grossense. Essa é uma das ações do projeto de educação ambiental 'Bichos do Pantanal', realizada pelo Instituto Sustentar. A intenção é atrair as crianças para a preservação ambiental por meio da observação da natureza.

Nelci Eliete Longhi, coordenadora do projeto, explicou que a atividade desenvolvida possibilita uma nova forma de aprender sobre o rio e animais. "O Pantanal não está distante, está aqui. Essa criança faz parte desse Pantanal. Ao conhecer o Pantanal, a criança vai poder respeitar e amar de uma forma diferenciada, porque conhece, sabe identificar, sabe onde está, sabe hoje que o rio é internacional, que passa pelo Paraguai e desce até a Argentina", disse.

Para ela, o passeio reforça a importância de valorizar o Rio Paraguai. "Cuidar desse rio é preservar as vidas que existem nele. Preservar a vida pantaneira é nessa vida pantaneira estão os animais, está o homem na sua vivência com o rio. É uma maneira de aprendizagem diferenciada", enfatizou.

Nada passa despercebido pelos olhos dos alunos. A estudante Thalisia Amabilis de Souza, de 11 anos, disse que aprendeu muito com o passeio. "Ensina sobre os bichos do Pantanal, as plantas, as árvores, as araras", disse a menina que cursa o 5º ano do ensino fundamental.

Vanderson Ramos da Silva, de 13 anos, disse que nunca irá esquecer a aula. Além das belas paisagens, ele descobriu que o lixo causa grande prejuízo à natureza. "Aprendi que não se pode jogar lixo no meio ambiente e respeitar o espaço dos animais", afirmou.

Evelyn Damasceno, instrutora do projeto há oito meses, contou que a conscientização tem resultado prolongado, já que as crianças podem transmitir o que aprendem. "Esses estudantes podem servir de exemplo para as próximas gerações". Ela ensina as crianças sobre o meio ambiente e os animais do Pantanal durante as aulas de observação.

 

Fonte G1

Parque Nacional de Ilha Grande completa 28 anos
Dia de celebrar mais um ano desse paraíso entre águas cristalinas, florestas exuberantes e uma biodiversidade única!
Educação Ambiental e Gestão de Resíduos
17/09- Um passo importante para o futuro sustentável dos nossos municípios!
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por