Países debatem no Brasil o planejamento do espaço marinho

Começou na manhã desta quinta-feira (06) o Seminário Internacional: Planejamento Integrado do Espaço Marinho, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O encontro, parte da Jornada de Gerenciamento Costeiro, promove a troca de experiências entre alguns países que já estão atuando nessa área: Noruega, Suécia, Portugal, Estados Unidos, Uruguai, México, Alemanha, Canadá – por meio da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), e Brasil.

“Teremos um cardápio bastante diversificado de experiências em diferentes níveis, diferentes profundidades, em diferentes condições ambientais”, destacou o secretário de recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ney Maranhão.

Ney Maranhão enfatizou a importância desse evento para o Brasil, que se propôs debater o assunto e pretende tornar o planejamento espacial marinho uma realidade nacional. Para o secretário, conhecer as experiências de sucessos e insucessos de outros países e avaliar a realidade brasileira comparando com outras “é o primeiro passo para uma correta tomada de decisão, um planejamento de longo prazo, para identificar prioridades e não incidir em equívocos evitáveis”.

O encontro também é muito importante para a integração dos diversos órgãos nacionais envolvidos no planejamento do espaço marinho.

Sem fronteiras – A dinâmica das águas no oceano torna impossível a limitação de territórios dentro do espaço marinho. É um meio fluido, líquido, que não conhece barreiras. Qualquer evento marinho pode se espalhar pela mudança das correntes, mudança da maré ou dos ventos. Isso exige um cuidado ainda maior.

O uso compartilhado do ambiente marinho de forma planejada e organizada é um grande desafio para o Estado brasileiro. Além de lidar com as dimensões do território nacional, este processo de planejamento pressupõe o envolvimento e participação dos diferentes setores atuantes nas áreas costeiras e marinhas para se garantir uma forma continuada de sustentabilidade desses ambientes.

 

Fonte: MMA

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por