Visita as áreas queimadas no parque nacional de Ilha Grande

Outra novidade foi a visita às áreas recentemente queimadas do parque nacional. Jovens da comunidade do entorno do parque e acadêmicos de ciências biológicas do IFPR puderam conhecer de perto como é o trabalho da brigada de incêndio do ICMBio. A estudante Carina Gouveia, que é moradora vizinha da Lagoa Xambrê, experimentou como é carregar e usar uma bomba costal por exemplo, e segundo ela, foi um dia de grande proveito. “É um trabalho intensivo. Moro aqui desde que nasci e por vários anos vemos os incêndios no parque, mas nunca tive a oportunidade de saber como funciona esse lindo trabalho que protege esse bem precioso que é o nosso parque. ”
E não foram só os visitantes que viveram experiências novas neste último domingo. Os brigadistas do Parque Nacional de Ilha Grande foram surpreendidos com uma homenagem pelos esforços realizados no combate ao incêndio do parque. Todos os membros da brigada receberam uma placa de honra ao mérito como forma de agradecimento pela conservação da biodiversidade.
O combate ao grande incêndio de agosto deste ano durou 10 dias e envolveu 75 pessoas em uma força-tarefa que, além do ICMBio (órgão gestor da unidade), contou com o Corpo de Bombeiros do Paraná e do Mato Grosso do Sul, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e o CORIPA, consórcio intermunicipal que esteve coordenando o apoio logístico e articulando o apoio operacional das prefeituras de Altônia, São Jorge do Patrocínio, Icaraíma e Alto Paraíso e das comunidades rurais Bom Jesus e Nossa Senhora do Rocio (Altônia) e Serra das Flores (São Jorge do Patrocínio).
Foram 47,5 mil hectares de área queimada, o equivalente a 62,3 % do parque nacional. Para o chefe do parque “estas atividades em parceria com a comunidade são importantes para mostrar aquilo que estamos protegendo e como é possível conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento humano”.

Lembramos que todas as ações e atividades que foram feitas até hoje, simboliza uma grande parceria pela conservação da biodiversidade. Viva Ilha Grande!!!

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por