A Educação Ambiental tem sido discutida intensamente nas últimas décadas, mas em quase todos os discursos estão diretamente associados à preservação da natureza. Diversos indivíduos, ao pensar a educação ambiental, relacionam-se somente a essa, não percebendo muitas vezes a amplitude de seu significado e esquecendo que o próprio homem é a natureza, uma vez que se transforma, sofrendo ações do meio, de si mesmo e do outro (PIRES & RIBES, 2005).
A Educação Ambiental surge como um instrumento de mobilização da sociedade no sentido de torná-la mais participativa nas decisões e ações locais que envolvam o desenvolvimento sustentável. É a conscientização das pessoas, que promoverá a participação e a colaboração da população nas ações previstas nos programas ambientais propostos neste planejamento como, por exemplo, na redução do consumo dos recursos naturais, na diminuição do desperdício, na separação das classes dos resíduos e na coleta seletiva.
Os temas e os assuntos explorados pelo CORIPA são desenvolvidos sob a forma de cursos, seminários, semanas temáticas, palestras, visitas técnicas e passeios. Estas atividades são realizadas com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente.
Incentivar a participação voluntária da comunidade estudantil, estimulando o envolvimento em ações sociais e proporcionando enriquecimento sociocultural;
Garantir mobilização no período do evento, de modo a resgatar humanização solidariedade e responsabilidade ambiental;
Desenvolver projetos que visam à sustentabilidade e conscientização ambiental, tais como:
#Repense para Renovar, #Rio+Limpo, #São Francisco de Ilha Grande.