PROJETO “RIO+LIMPO” É FINALISTA DO PRÊMIO DA AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS

Esta semana o Parque Nacional de Ilha Grande e seus parceiros foram informados de que o projeto Rio + Limpo, promovido pelo ICMBio, CORIPA em parceria com Itaipu Binacional e Prefeituras Municipais, chegou à final do Prêmio ANA 2014. Após terem alcançado a semi-final, o Projeto recebeu a visita de uma auditora da Agência Nacional das Águas, que pôde conhecer a região do arquipélago de ilha grande no rio Paraná e participar deste projeto que já promoveu 18 etapas ao longo destes três anos, que já reuniu cerca de 1.300 voluntários e recolheu um total de aproximadamente 70.000 kg de resíduos, entulhos e demais materiais que degradam e poluem os rios que banham as ilhas do Parque Nacional.

O prêmio ANA 2014 recebeu 452 inscrições, um recorde se comparado às outras edições. Entre todos os concorrentes, a Comissão Julgadora escolheu os três melhores trabalhos das categorias em disputa: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia; e Pesquisa e Inovação Tecnológica.  O projeto Rio+Limpo foi inscrito pelo CORIPA e está concorrendo à categoria Organismos de Bacia com mais duas Instituições. De acordo com Aline Morais, uma das organizadoras do projeto pelo Consórcio “alcançar a final desta premiação já é uma grande vitória não só para as instituições envolvidas, mas para a toda a comunidade que ama e usufrui do nosso Paranazão e do Parque Nacional de Ilha Grande”. O Prêmio tem por finalidade reconhecer iniciativas que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros.

Os organizadores do Projeto irão para Brasília, para participar da solenidade de premiação que será realizada no dia 03 de Dezembro. Os vencedores ganharão uma viagem para o maior evento do planeta sobre recursos hídricos: o Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.

Segundo Romano Pulzatto Neto, chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, “o mérito desta conquista é de todas as instituições parceiras, prefeituras municipais através de suas secretarias e departamentos de meio ambiente além dos voluntários envolvidos. Apoios que foram e continuam sendo fundamentais para a realização do Projeto”.

 

O Projeto

As instituições organizadoras, tiveram a iniciativa no ano de 2012, com o objetivo de realizar uma ação que visasse reunir voluntários de diversos municípios para promoverem um “arrastão” em todas as margens do arquipélago do Parque Nacional de Ilha Grande e diminuir gradativamente a quantidade de resíduos encontrados nas ilhas e entorno do Parque. Ainda, garantir a mobilização e conscientização dos voluntários ao longo das ações. No estado do Paraná, fazem parte do projeto os municípios de São Jorge do Patrocínio, Altônia, Icaraíma, Terra Roxa, Alto Paraíso e Guaíra e no Mato Grosso do Sul participam os municípios de Itaquiraí, Naviraí, Eldorado e Mundo Novo. Além das instituições organizadoras, o projeto conta com a parceria dos bombeiros, polícia ambiental, Instituto Ambiental do Paraná, empresas, escolas, universidades e diversas associações.

 

TEXTO: ERICK CALDAS XAVIER

 

Parque Nacional de Ilha Grande completa 28 anos
Dia de celebrar mais um ano desse paraíso entre águas cristalinas, florestas exuberantes e uma biodiversidade única!
Educação Ambiental e Gestão de Resíduos
17/09- Um passo importante para o futuro sustentável dos nossos municípios!
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por