O carioca começa a ver mais de perto o drama da falta de água; por isso, um grupo de pesquisadores, educadores e apaixonados pela natureza vai tentar despertar a consciência dos moradores da cidade no próximo domingo para a tragédia por que passa o Rio Carioca, que corta a cidade e que hoje já corre praticamente como esgoto.
O movimento chamado “Carioca, o rio do Rio” vai promover uma caminhada por ruas por onde passa as águas do rio tentando despertar a consciência ecológica na população e cobrar ações ambientais que tentem recuperar o que um dia já foi fonte de água potável da cidade. A iniciativa é organizada pela Planetapontocom, organização que busca desenvolver soluções inovadoras para a educação pública brasileira.
O ponto de partida do grupo será o Largo do Boticário, no Cosme Velho, passando por Laranjeiras, Largo do Machado, Catete, Glória até chegar no mar, onde está o Aterro do Flamengo. No Aterro, um evento para adultos e crianças vai contar a história da importância do rio para cidade e lembrar o velho ditado que dizia que, quando algo era bom, era “como a água do Carioca.”
Fonte: Terra