Com a seca no Sudeste, a prioridade do momento é conservar e proteger os recursos hídricos. Pensando nisso, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou edital que seleciona áreas prioritárias para a restauração florestal da Mata Atlântica na região do Sistema Cantareira, em São Paulo.
Até o dia 07/08, pessoas físicas, jurídicas, OSCIPs e ONGs ambientalistas podem enviar propostas, que receberão investimento total de até R$ 2 milhões, por meio do programa Clickarvore. A chamada pública ainda prevê a doação de até um milhão de mudas de espécies nativas do bioma.
A expectativa é que, com o edital, sejam recuperados cerca de 400 hectares degradados de Mata Atlântica, promovendo assim a conservação de quatro milhões de litros de água por ano na área do Sistema Cantareira.
Estima-se que, hoje, o conjunto de bacias possua apenas 48,8 mil hectares remanescentes de cobertura florestal nativa – ou seja, apenas 21,5% da área de Mata Atlântica original.
O projeto beneficiará 12 municípios de São Paulo (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Vargem) e Minas Gerais (Camanducaia, Extrema, Itapeva e Sapucaí Mirim).
Fonte: Planeta Sustentável
CAMINHADA NA NATUREZA - CIRCUITO LAGOA XAMBRÊ
CORIPA RECEBE SERVIDORAS DE ALTÔNIA
CORIPA e ICMBio NGI - Rio Paraná discutem atividades de educação ambiental
Rio+Limpo em Alto Paraíso
Nova Olímpia - 65 anos
Parabéns Nova Olímpia!
65 anos de vitórias e conquistas
Maria Helena - 65 anos
Parabéns Maria Helena, são 65 anos de história e contribuição