Mosquito da dengue prefere os ambientes mais escuros das casas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (4) que o país registrou 745,9 mil casos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano. A incidência de casos no país para cada grupo de 100 mil habitantes é de 367,8, índice que para a Organização Mundial da Saúde (OMS) representa situação de epidemia.

O que fazer para evitar o mosquito? Onde ele se esconde? O Bem Estar deu dicas interessantes. Participaram do programa o consultor e infectologista Caio Rosenthal, a infectologista Rosana Richtmann e a bióloga do Instituto Oswaldo Cruz Denise Valle.

Para combater o inimigo, é importante conhece-lo. O Aedes aegypti é parecido com um pernilongo, mas é preto e branco. O macho não pica, só a fêmea. Antes, a gente pensava que eles só gostavam de água limpa, mas não. O mosquito gosta de água parada, independente da limpeza. E você sabia que o mosquito prefere os cantos e o escurinho? O Aedes prefere ficar atrás das portas, do sofá, da geladeira, armários, embaixo de escrivaninhas.

Outra dica: aplique o inseticida na parede. Entretanto, cuidado! Não é todo mundo que pode usar o inseticida. Tem que olhar o rótulo. Bebês, idosos e quem tem alergia precisa ficar longe. Na hora de escolher o repelente, prefira os com icaridina.

E atenção: eles adoram plantas! “Eles necessitam de alimentos que deem mais energia para eles poderem voar, para fazer outras atividades, deslocamento. Eles encontram isso no néctar”, explica o biólogo e entomologista Fernando Bernardini. Além de limpar o pratinho e retirar a água acumulada, passe também uma esponja com detergente nas folhas.

 

Fonte: G1

Parque Nacional de Ilha Grande completa 28 anos
Dia de celebrar mais um ano desse paraíso entre águas cristalinas, florestas exuberantes e uma biodiversidade única!
Educação Ambiental e Gestão de Resíduos
17/09- Um passo importante para o futuro sustentável dos nossos municípios!
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por