• 11:28 10 de Agosto de 2022   |   seu IP 3.239.4.127

CORIPA dá entrevista a Confederação Nacional de Municípios (CNM)

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu na última sexta-feira, 15 de julho, de forma virtual, o Consórcio Intermunicipal Para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), que está localizado na divisa do Estado do Paraná com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, onde fica o Parque Nacional de Ilha Grande e a Área de Proteção Ambiental (APA) Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. O consórcio conta, atualmente, com sete Municípios.

A secretária executiva, Nayara Raposo, informou que o consórcio tem se estruturado para iniciar a atuação junto aos processos de licenciamento e fiscalização ambiental. Além de promover a política pública de meio ambiente, através de ações de educação ambiental, Planos Municipais de Arborização Urbana, entre outras atividades, o Coripa também atua no assessoramento de projetos de regularização fundiária, turismo e saneamento (resíduos sólidos).

De acordo com Nayara Raposo, o consórcio realiza estudos para sua expansão com o consorciamento de mais Municípios para alguns serviços específicos. Neste sentido, a consultora de Consórcios Públicos da CNM, Joanni Henrichs, informou que o Coripa pode, para além do Contrato de Rateio, firmar contratos com os Entes consorciados para fornecer bens ou prestar serviços, de forma a impedir que sejam eles custeados pelos demais.

Assim como ocorre em outros consórcios públicos, a secretária executiva relatou o desafio que o Coripa tem enfrentado na sensibilização dos gestores municipais quanto às ações do consórcio. A Confederação tem atuado no sentido de difusão de conhecimento no âmbito dos consórcios públicos, contribuindo para a consolidação das ações consorciadas e para o entendimento de forma geral deste mecanismo de cooperação.

Fonte: CNM

Coripa acompanha municípios em audiências públicas na capital do estado
    27/07- Foi abordado conteúdos referente a descentralização do licenciamento ambiental, criação de novas unidades de conservação, ICMS ecológico, arborização urbana e demais projetos.
    1ª Oficina para criação de nova IGR
    27/07- Foi discutido o cenário atual do turismo em nossa região, os compromissos que os municípios precisam assumir juntamente com a iniciativa privada para seu fortalecimento.
    Manutenção da trilha da lagoa Xambrê em Altônia
    19/07- A trilha fica localizada as margens do Parque Nacional de Ilha Grande e que foi a primeira trilha da Rota dos Pioneiros, possuindo em torno de 2.730m de extensão.