Proprietários e moradores do Balneário Vila Yara recebem os títulos de legitimação

Ainda no mês de fevereiro, os proprietários e moradores do Balneário Vila Yara, receberam os títulos de legitimação referente a etapa final do processo de regularização fundiária do local. Este processo deu início em 2011 pelo CORIPA juntamente com a prefeitura de Altônia para então desenvolver e elaborar os estudos necessários para o início do procedimento. Foram realizadas várias reuniões durante o ano de 2012 com a comunidade local e instituições envolvidas, onde foi apresentado os projetos conceituais para o local e espaço para acatar ideias e sugestões da comunidade.

Durante o ano de 2013 foi formada uma equipe técnica especializada e multidisciplinar, composta por engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária, biólogos, assistentes sociais, onde foi analisado a composição de cada ambiente do Balneário, como também realizado o cadastro dos responsáveis por cada lote.

Após a realização de todas as etapas, inclusive do 1º levantamento topográfico planialtimétrico, a equipe técnica do CORIPA, entregou ao município o Plano de Regularização Fundiária do Balneário Vila Yara contendo todo o diagnóstico sócio ambiental, que serviu como base para todo esse processo. Desde então várias etapas foram realizadas, como cadastros, coleta de dados, documentos complementares e busca por demais detentores.

Em 2017, foi retomado os procedimentos e as articulações entre as instituições. Foi elaborado o projeto de revitalização da orla do Balneário, adequando as necessidades básicas do local. Onde posteriormente foi necessário realizar o processo de desapropriação da orla da Vila Yara para então as adequações da infraestrutura básica serem desenvolvidas.

Em 2019, com base no plano de regularização fundiária que foi o documento norteador de todo o processo, foi elaborado o estudo técnico ambiental. Nesse interim, a prefeitura de Altônia realizou o levantamento georreferenciado de todos os imóveis para assim ser finalizado o processo de regularização.

Diante de todos os procedimentos, vale ressaltar que o Balneário Vila Yara é o único porto deste trecho do rio Paraná que esta finalizando o processo de regularização fundiária, trazendo segurança aos proprietários e moradores, além de proporcionar uma maior qualidade de vida e infraestrutura adequada para esta comunidade. No final do evento, o grupo de voluntários e colaboradores do Balneário Vila Yara, carinhosamente homenagearam algumas pessoas e instituições pelo empenho e dedicação a frente deste processo.

Dia Mundial do Meio Ambiente
"Semeando boas atitudes, fazemos brotar um futuro melhor!"
22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade
22/05- Celebrar a imensa variedade de seres vivos e ecossistemas do mundo.
⚠️⚠️⚠️ Nota Informativa ⚠️⚠️⚠️
O ICMBio busca garantir que todas as ações de manejo integrado do fogo realizadas no PNIG sejam conduzidas com responsabilidade e transparência, garantindo preservação ambiental.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por