No dia de ontem (17/04), recebemos na sede do Consórcio o servidor da secretaria de meio ambiente, agricultura e turismo do município de Altônia, Paulo Cezar Lavaqui, onde na oportunidade a secretária executiva, Nayara Raposo, explanou sobre a importância da inserção do município no Mapa do Turismo Brasileiro, trabalho este que o CORIPA vem desenvolvendo juntamente com a ADETUR – Caminho das Águas.
O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.
Para se cadastrar, os municípios precisam atender a alguns critérios estabelecidos, tal como empresas e trabalhadores do município estejam registrados no Cadastur, a fim de certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável. Também é necessário possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê, no qual a região da AMERIOS conta com a ADETUR – Caminho das Águas.
Ainda, neste mesmo dia, recebemos na sede do CORIPA o secretário de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luciano Willian Lazarin, e o diretor de Meio Ambiente e Turismo, Andre Carvalho do município de Pérola, onde foi orientado quanto as documentações necessárias para criação do conselho de turismo, sobre a realização do cadastro dos empreendimentos do ramo turístico no CADASTUR, como também todos os documentos imprescindíveis para inserção do município no Mapa do Turismo Brasileiro.