CORIPA realiza 1º Workshop de Arborização Urbana

Aconteceu no dia 06 de outubro, no município de Guaíra o 1º Workshop de Arborização Urbana, este que foi uma parceria entre o CORIPA, Itaipu Binacional e o município de Guaíra através da Diretoria de Meio Ambiente da SEMAIM - Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, com o tema técnicas para corte e poda.

Participaram do evento, o presidente do CORIPA e prefeito de São Jorge do Patrocínio, José Carlos Baraldi e seu vice Ronaldo Tinti; o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento e seu vice Gileade Osti; representando a ITAIPU BINACIONAL, o técnico ambiental da divisão de áreas protegidas, Lucas Tres; representando o IAT da regional de Umuarama, o assessor do Governo do Estado, Alírio José Mistura; representando o IAT de Toledo, o chefe regional Luiz Henrique Fiorucci; representando o Batalhão da Polícia Ambiental da regional de Umuarama, o Tenente Schnaider, o secretário de agropecuária, infraestrutura e meio ambiente de Guaíra, Luis Carlos Lima (Ferroquina), o diretor de meio ambiente de Guaíra, Luiz Vieira; a secretária de meio ambiente de Terra Roxa, Juliana da Silva; o secretário de meio ambiente e turismo de Icaraíma, Idemar Gregório; o secretário de meio ambiente de Douradina, Diego Utsunomya; representando o município de Altônia, o engenheiro agrônomo Paulo de Tarso; a fiscal ambiental de São Jorge do Patrocínio, Aline Resende; representando o município de Esperança Nova, o técnico agrícola Helton Castro e representando o município de Maria Helena, o chefe da divisão de agricultura e meio ambiente Leonardo Machado; além dos prestadores de serviços particulares e demais servidores públicos que atuam na área de arborização urbana dos municípios que integram o Consórcio.

A iniciativa para realização deste workshop deu-se a partir de um curso que o município de Guaíra realiza a alguns anos para aqueles que atuam no segmento de corte e poda na arborização urbana no município e que o CORIPA utilizou como referência para aplicar nos demais municípios constituintes. Este que tem como intuito, transmitir o conhecimento referente as políticas públicas da arborização urbana, além das técnicas estratégicas e adequadas, afim de minimizar erros e acidentes no corte e poda, capacitar e credenciar os atores que trabalham na área afim de padronizar as ações no território.

Durante o workshop os participantes foram ministrados por diversas palestras ao longo do dia com os temas:

Gestão da Arborização Urbana no Município de Guaíra ministrada pelo Diretor de Meio Ambiente, Luiz Vieira da Silva;

Políticas Públicas e Autorizações Florestais para a arborização urbana no estado do Paraná, ministrada pelo chefe do IAT Regional de Toledo, Luiz H. Fiorucci;

Técnicas de Segurança do Trabalho, ministrada pelos técnicos Jean Radames e Claudia Martins;

Apresentação e execução dos planos de arborização urbana com as Analistas Ambientais do CORIPA, Aline Reis e Maria Cristina;

Técnicas de Emergência e de Primeiros Socorros ministrada pelo Sargento Paulo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Instruções técnicas para corte e poda na arborização urbana ministrada pelo Biólogo, Itaruã Machri Colla.

Além das palestras, a empresa Pró Agrícola de Iporã, representante da marca STIHL, esteve expondo os equipamentos e as ferramentas que são utilizadas nas ações de poda e corte.

O CORIPA agradece aos órgãos parceiros:

Itaipu Binacional, município de Guaíra, através da secretaria de agropecuária, infraestrutura e meio ambiente e da diretoria de meio ambiente.

Também agradece os municípios de Altônia, Esperança Nova, Douradina, Icaraíma, Maria Helena, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa.

Agradecimento as empresas colaboradoras do evento:

Altônia – Café Faria e Café com Trilha; Cachaça Beijo de Moça e Sabores da Cana; Charcutaria Família Martins; Requeijão Dona Dina; Agrocampo e Depósito Casa Nova.

São Jorge do Patrocínio – Café Noroeste; Doces Boca Doce; Doces Xodon; COMAB; Agrofarma; Produtos do Rancho e Joelma Brigaderia.

Guaíra – Indianara Paisagismo; Cooperativa Grupo Pitangueiras; Instelpa Guaíra; Hotel Trento; Edilson Antônio; I Riedi Grãos e Insumos; Cooperativa Agroindustrial Copagril; C Vale – Cooperativa Agroindustrial; Integrada – Cooperativa Agroindustrial; Jamar Terraplanagem; Gulla’s Pizzaria e Restaurante; Locação Rocha; Adriano Prestação de Serviços e R A Prestador de Serviços – Ricardo Xavier Serviços de Paisagismo, Poda e Corte.

Iporã – Pró Agrícola.

CORIPA realiza entrega do certificado do CADASTUR para empresário do ramo turístico de Altônia
19/12- Essa é uma parceria que vem sendo realizada pelo Coripa juntamente com as secretarias de meio ambiente, turismo, indústria e comércio dos municípios que o compõem.
Distribuição de mudas e sementes de árvores nativas na Expo Altônia
19/12- Uma parceria entre o CORIPA, a administração municipal, Sociedade Rural e Instituto Água e Terra – IAT.
Governador anuncia investimento para pavimentação até o Balneário Vila Yara
19/12- Esta infraestrutura irá ajudar a alavancar o turismo na região, além de melhorar a mobilidade e qualidade de vida da população e agilizar o escoamento da produção agrícola.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por