PLANO DE MANEJO INTEGRADO DO FOGO - PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS NO PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE

Entre os dias 22 de abril até o início do mês de maio, o ICMBio NGI- Rio Paraná, iniciou no Parque Nacional de Ilha Grande, as atividades de queimas prescritas, previstas no Plano de Manejo Integrado do Fogo.

A queima prescrita é uma estratégia utilizada pelo Instituto, através da elaboração de estudos técnicos realizados na área, com planejamento e monitoramento que fazem parte do Manejo Integrado do Fogo e tem como objetivo, contribuir na PREVENÇÃO DE GRANDES INCÊNDIOS!

Esse manejo da vegetação adaptada com o uso controlado do fogo, busca diminuir o combustível inflamável, que é predominante na parte interna das ilhas do Parque, vez que entre os meses de julho, agosto e setembro, são épocas de ventos fortes e estiagem (seca), no qual ocorrem os grandes incêndios, muitas vezes severos, atingindo a Unidade de Conservação.

Essa ação está sendo executada e monitorada diariamente pela equipe local de brigadistas e coordenada pelo Gerente do Fogo do Parque, que utiliza a técnica que acompanha o processo natural de fogo nas vegetações, contribuindo para a diminuição significativa do combustível, renovando a vegetação e não causando nenhum prejuízo para a fauna e flora.

O Consócio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência - CORIPA, segue à disposição da população para eventuais dúvidas.

Unidos cuidamos desta importante Unidade de Conservação, promovendo o conhecimento e a conscientização de toda a sociedade!

AJUDE QUEM PRECISA!
FAÇA A DIFERENÇA!