Nota 02/2024 - Queimas prescritas no Parque Nacional de Ilha Grande

Nota 02/2024 - Queimas prescritas no Parque Nacional de Ilha Grande

O Instituto Chico Mendes (ICMBio) esclarece sobre a recente queima prescrita realizada no Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra-PR, que resultou em uma emissão significativa de fumaça.

É importante contextualizar que o Parque Nacional de Ilha Grande tem sido impactado por incêndios severos nos últimos anos, especialmente em 2021, quando cerca de 47 mil hectares de vegetação foram afetados por incêndios florestais.

A fim de implementar medidas preventivas, em 2022 foi aprovado o Plano de Manejo Integrado do Fogo do Parque (PMIF), elaborado em conjunto com a sociedade civil e órgãos públicos. Seguindo esse plano, o ICMBio conduziu a primeira queima prescrita na unidade em 23 de abril, uma ação devidamente coordenada e alinhada com o conselho gestor da unidade e a comunidade local.

As queimas prescritas são cuidadosamente planejadas para evitar impactos sobre a fauna. Através de ações de monitoramento realizadas regularmente em diversas unidades de conservação, não houve indícios de mortalidade de animais. Além disso, as queimas são meticulosamente planejadas para garantir uma propagação lenta do fogo e a existência de rotas adequadas de fuga para os animais.

A fumaça observada em Guaíra-PR durante a queima prescrita no Parque está mais densa devido à onda de calor não esperada neste período do ano, causando a parada dos ventos durante o período da noite e a baixa dissipação da fumaça, potencializada por incêndio no município vizinho do entorno do Parque, o que pode ter causado algum transtorno à população.

É importante reforçar que a queima prescrita é uma técnica essencial de manejo que cria barreiras naturais para conter o avanço de incêndios florestais durante períodos de seca. Essa prática é adotada em vários países e tem demonstrado resultados significativos na redução de incêndios florestais de grande escala. Nas unidades de conservação administradas pelo ICMBio, a queima prescrita tem sido uma ferramenta crucial na proteção do patrimônio natural e na segurança das comunidades vizinhas.

O ICMBio busca garantir que todas as ações de manejo integrado do fogo realizadas no Parque Nacional de Ilha Grande sejam conduzidas com responsabilidade e transparência, garantindo preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais.

(Fonte: ICMBio)

22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade
22/05- Celebrar a imensa variedade de seres vivos e ecossistemas do mundo.
⚠️⚠️⚠️ Nota Informativa ⚠️⚠️⚠️
O ICMBio busca garantir que todas as ações de manejo integrado do fogo realizadas no PNIG sejam conduzidas com responsabilidade e transparência, garantindo preservação ambiental.
AJUDE QUEM PRECISA!
FAÇA A DIFERENÇA!
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por