⚠️⚠️⚠️ Nota Informativa ⚠️⚠️⚠️

O Instituto Chico Mendes (ICMBio) esclarece sobre a recente queima prescrita realizada no Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra-PR, que resultou em uma emissão significativa de fumaça.

A fim de implementar medidas preventivas, em 2023 foi aprovado o Plano de Manejo Integrado do Fogo do Parque (PMIF), elaborado em conjunto com a sociedade civil e órgãos públicos. Seguindo esse plano, o ICMBio conduziu a primeira queima prescrita no Parque.

Neste momento, todos os esforços institucionais estão voltados à eliminação da fumaça.

Na quarta-feira (08/05) foram realizadas reuniões informativas junto a representantes do poder legislativo e executivo do município de Guaíra e imprensa para explanação das ações. Foram abordadas as ações já executadas e apresentadas as estratégias que estão sendo executadas para essa eliminação da fumaça.

Iniciará nesta quinta-feira (09/05) avaliação técnica com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná sobre os efeitos da queima para a fauna local.

É importante reforçar que a queima prescrita é uma técnica essencial de manejo que cria barreiras naturais para conter o avanço de incêndios florestais durante períodos de seca. Essa prática é adotada em vários países e tem demonstrado resultados significativos na redução de incêndios florestais de grande escala. Nas unidades de conservação administradas pelo ICMBio, a queima prescrita tem sido uma ferramenta crucial na proteção do patrimônio natural e na segurança das comunidades vizinhas.

O ICMBio busca garantir que todas as ações de manejo integrado do fogo realizadas no Parque Nacional de Ilha Grande sejam conduzidas com responsabilidade e transparência, garantindo preservação ambiental e o bem- estar das comunidades locais.

22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade
22/05- Celebrar a imensa variedade de seres vivos e ecossistemas do mundo.
AJUDE QUEM PRECISA!
FAÇA A DIFERENÇA!
Nota 02/2024 - Queimas prescritas no Parque Nacional de Ilha Grande
30/04- O ICMBio esclarece sobre a recente queima prescrita realizada no Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra-PR, que resultou em uma emissão significativa de fumaça.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por