A secretária executiva do CORIPA, Nayara Raposo, acompanhada de representantes de entidades e órgãos públicos dos municípios de Altônia e Maria Helena participaram no dia 22 de novembro do Encontro de Integração dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, promovido pela ITAIPU Binacional e Itaipu Parquetec em Foz do Iguaçu. O evento reuniu representantes dos 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental, criados em setembro deste ano para unir instituições diversas para que, juntas, identifiquem e executem soluções socioambientais nos 434 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.
A ação é parte da estratégia de Governança Participativa para a Sustentabilidade, um dos eixos de atuação do Programa Itaipu Mais que Energia. A experiência de gestão do território poderá ser levada para a Conferência Mundial do Clima, COP 30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).
O evento marcou o primeiro encontro geral dos núcleos, com uma palestra do doutor em meteorologia Paulo Nobre, integrante do Programa Mundial do Clima e cientista sênior do Instituto de Pesquisas Espaciais - Inpe. Em sua fala, debateu os futuros possíveis da humanidade diante do imenso desafio das mudanças climáticas. Após a apresentação de Paulo, representantes dos Núcleos debateram sobre as esperanças e os desafios para a região. O diálogo foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Luiz Ferraro, doutor em Desenvolvimento Sustentável, conselheiro do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental.
Para o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, o papel da Itaipu é apoiar as instituições dos núcleos a buscarem as próprias soluções dos problemas do território. “Estamos debatendo como otimizar as estratégias para que eles possam mudar, de fato, a realidade do território onde atuamos. E essa ação não é exclusiva da Itaipu, mas um pouco de cada uma das entidades, das organizações que atuam no dia a dia”, afirmou Carboni.
Após a palestra, representantes dos núcleos foram convidados para um diálogo de encerramento. Na sequência, a assessora do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, Silvana Vitorassi, fez um resumo do caminho percorrido ao longo de 2024 e falou sobre as próximas ações e programação para 2025. Entre elas, o lançamento do novo edital da Itaipu Binacional em parceria com a Caixa Econômica Federal, de R$ 400 milhões.