Projeto reutiliza caixas longa vida como vasos para plantas no Sertão

Um projeto realizado em Petrolina, no Sertão pernambucano, tem adotado uma ideia criativa para ajudar na preservação do meio ambiente. As caixas longa vida são reaproveitadas como vasos para mudas de planta.

O projeto objetiva evitar que as caixas sejam jogadas diretamente no lixo. O  ambientalista Vitório Rodrigues é o idealizador do projeto. “As mudas ficam de oito a dez meses nas caixas. Quando tiramos para fazer o plantio, a caixa é rasgada e vai com maior facilidade para natureza bem maior. Utilizamos 1,8 mil caixinhas, assim deixamos de usar saquinhos”, explica.

As caixas longa vida são geralmente jogadas no lixo e demoram mais de 200 anos para se decompor na natureza. A razão da demora é a composição. Além do papel existem seis camadas de materiais como o filme de polietileno e o papel alumínio, que dificultam na hora da decomposição.

O projeto começou a ser feito há um ano. Qualquer espécie de planta pode ser plantada nos recipientes, basta ter uma caixa longa vida, terra adubada e uma muda de planta da sua preferência.

A professora Ednalva Costa Cardoso junta as caixinhas de leite que são consumidas em casa para doar ao projeto. “Eu comecei a juntar tem quatro meses e já estou com três sacos cheios para doar para reciclagem”, conta.

Que tiver interesse em doar caixas pode entrar em contato com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) pelo telefone (87) 3864-9018.

 

Fonte G1

Parque Nacional de Ilha Grande completa 28 anos
Dia de celebrar mais um ano desse paraíso entre águas cristalinas, florestas exuberantes e uma biodiversidade única!
Educação Ambiental e Gestão de Resíduos
17/09- Um passo importante para o futuro sustentável dos nossos municípios!
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por